Utilizando Ciência de Dados na Saúde

Ciência de Dados significa fazer perguntas em busca de profundos e ocultos padrões num oceano de dados de diversos formatos.É a combinação de estruturas de armazenamento, programação, estatística e técnicas de visualização para tirar profundas conclusões de grandes quantidades de dados e aplicar em situações reais. É a produção de produtos de dados que respondem perguntas preditivas e a produção de produtos que empoderem outros a usarem os dados.
Enquanto empresas usam análise de negócios e BI para explicar dados exatos que já ocorreram, a ciência de dados visa prever o futuro, pela construção de produtos que direciona os usuários a tomar decisões, como a seção de “produtos que você talvez goste” na Amazon, recomendação de amigos no Facebook, recomendação de filmes na Netflix, algoritmos de negociação no mercado financeiro, etc.

Eis que a brincadeira começa a ficar legal!!! E se tivéssemos acesso a algumas informações de uma Secretaria Municipal, por exemplo? O que conseguiríamos analisar e gerar como Insight? Por isto que o poder da comunidade é fantástico!!! Pois ao mesmo tempo que nos fizemos esta pergunta a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis surgiu com o desafio de como disponibilizar parte de seus dados (o que não for sigiloso) de forma segura e agnóstica?
E com isto passamos a discutir o conceito de Dados Abertos que é serve como alicerce para Ciência de Dados.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Search

+